Determinação de Parâmetros Bioquímicos

Pressão Arterial
A Pressão Arterial é a força ou tensão que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos, sendo essencial para que o sangue atinja o seu destino. A hipertensão arterial define-se como a elevação da Pressão Arterial acima dos limites considerados normais e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por outro lado, a hipotensão arterial, por norma mais sintomática, deve ser encarada com a devida precaução. Os valores ideais da pressão sistólica devem situar-se entre 120-129 mmHg e da distólica entre 80-84 mmHg.
Glicémia:
A determinação da glicémia (concentração de glicose no sangue) é um processo simples e rápido realizada por punção capilar. É um parâmetro essencial no diagnóstico e controlo da Diabetes Mellitus. A determinação deve realizar-se com um jejum mínimo de 8 horas ou 2 horas após a refeição, devendo os valores estar compreendidos entre 80-110 mg/dL e 70-140 mg/dL, no caso da medição ser realizada em jejum e após a refeição, respectivamente.
Colesterol e Triglicerídeos:
O colesterol e os triglicerídeos são lípidos indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Contudo, em quantidades superiores ao desejável, leva a dislipidemias que contribuem para graves problemas de saúde. De um modo geral, considera-se que existe um “bom” e um “mau” colesterol. Um desequilíbrio entre eles aumenta o risco de doença coronária, enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
O colesterol total pode ser determinado de forma rápida e simples através de punção capilar, sendo o ideal inferior a 190mg/dL.
Os triglicerídeos são determinados pela mesma técnica. O valor de referência para esta determinação é inferior a 150 mg/dL.

Marque a determinação de Parâmetros Bioquímicos:

Parâmetros a determinar:

Declaração

7 + 14 =